Se você anda se perguntando se realmente vale a pena comprar um apartamento na planta, a resposta mais curta é “sim”, e a mais longa é a justificativa da primeira. Mas o negócio só será vantajoso se você tiver tempo para esperar a construção do imóvel e, claro, escolher uma construtora confiável.
O imóvel na planta é ideal para quem não tem urgência de se mudar ou quer investir em um apartamento para alugar no futuro ou ganhar na valorização imobiliária. Também é indicado para quem deseja construir seu patrimônio pagando um valor mais em conta e garantindo um bom negócio.
Para não restar dúvidas, reunimos as vantagens e os cuidados para fazer você fazer um bom negócio logo de primeira. Confira!
Apartamento na planta: vale a pena mesmo?
O apartamento na planta é um investimento planejado e, se comprado no momento certo – entre o período de pré-lançamento e lançamento –, tem um custo mais barato, já que você estará ajudando a construtora a financiar os custos da obra.
Por isso, se você pode aguardar o prazo de cerca de três anos para ocupar o apartamento, investir em imóveis ainda em construção pode ser o “pulo do gato” para finalmente conquistar o seu novo apê.
https://youtu.be/rcp-WUa11iY?feature=shared
Mas calma que as vantagens não param por aí…
Quais são as vantagens de comprar um imóvel na planta?
Além de pagar menos na aquisição do apartamento, a valorização do imóvel comprado na planta pode chegar a 40% até o final da construção, com a possibilidade de “dissolver” o valor do imóvel nas parcelas mensais.
Veja mais itens da lista que comprovam que comprar um imóvel na planta pode ser um bom negócio!
- Uma vez parcelado durante a construção até a entrega das chaves, você entra no apartamento com cerca de 30% do imóvel pago.
- Há a opção de empreendimentos na planta com a modalidade de crédito associativo com a Caixa Econômica Federal, em que o cliente consegue financiar até 90% do imóvel já no início do negócio.
- O financiamento associativo permite congelar as taxas de juros nas parcelas, evitando as flutuações de indicadores, sendo permitido apenas para os apartamentos na planta.
- Se a construtora permitir, você pode mudar o layout das paredes e alterar a planta antes da entrega, evitando reformas depois.
- Diferentemente de um apartamento pronto, o apto na planta vai contar com uma infraestrutura mais moderna, tecnológica e sustentável.
- Você tem mais opções de compra, podendo escolher entre unidades e andares diferentes, por exemplo.
- Ganha mais tempo para planejar a compra de móveis e eletrodomésticos.
Mas para que tudo isso seja possível, fique atento(a) aos principais cuidados que você, como futuro proprietário(a), deve tomar!
Quais são os cuidados na hora de comprar um imóvel na planta?
Certifique-se de que a construtora responsável pela obra é confiável e possui um histórico de entregas sério, transparente e no prazo. Para isso, investigue a reputação da empresa na praça, compare o memorial descritivo do prédio com a entrega e dê uma atenção especial ao padrão de acabamento.
Converse com outras pessoas que fizeram negócio com a construtora, pergunte sobre suas experiências e se foi fácil negociar com a empresa durante o período da construção. Se possível, visite prédios e apartamentos construídos pela empresa também.
Afinal de contas, você precisa ter referências para tomar uma decisão consciente!
Agora que você tirou sua dúvida de que comprar um apartamento na planta vale a pena, conheceu suas vantagens e ficou atento(a) aos cuidados necessários para fechar um bom negócio, que tal conferir as oportunidades que a Sepag tem em diversos bairros de Florianópolis? Fique à vontade!